Gestão e Operação, Lojas Online

Antecipação de recebíveis: O que é e como funciona

Vendas a prazo é uma realidade para todas as organizações. A popularidade de meios de pagamento, como cartão de crédito é um dos principais fatores que contribuem para isso. Além do mais, em transações comerciais entre empresas, é comum que sejam oferecidos prazos de 30, 60 e 90 dias para pagamento. Neste cenário, muitas vezes é necessário recorrer à antecipação de recebíveis para manter a operação. Mas, o que isso significa?

Resumidamente, a antecipação de recebíveis significa “vender” os seus títulos em aberto para uma instituição financeira ou empresa. Essa ação tem como objetivo captar dinheiro rapidamente a um custo que, geralmente, é muito menor ao de um empréstimo.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre esse tipo de transação, suas vantagens e quando é recomendável recorrer a ela.

Vendas a prazo: vantagens e desvantagens

As compras a prazo fazem parte do comportamento do consumidor brasileiro. Grandes empresas de varejo conseguiram se firmar no mercado graças ao oferecimento da opção de crediário, quando o cartão de crédito ainda não era tão popular.

Atualmente, em muitos negócios as vendas parceladas no cartão de crédito, tanto nas lojas físicas quanto no comércio eletrônico, são extremamente representativas.

Além disso, como vimos, um método utilizado para garantir as vendas entre empresas é oferecer opções de pagamento mais cômodas, muitas vezes divididas em 3 ou mais vezes.

Embora a venda a prazo e o parcelamento sejam estratégias efetivas para vender mais, em muitos casos podem acabar gerando problemas de capital de giro.

Ou seja, a empresa vende, entrega o produto, mas irá receber apenas no futuro. No entanto, ela possui um grande número de obrigações mensais, como folha de pagamento, impostos, contas de água e luz, fornecedores, etc.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução para evitar a desproporção entre as contas a pagar e dinheiro disponível em caixa.

Aumentando o capital de giro com antecipação de recebíveis

Como vimos, as vendas a prazo podem criar um cenário de insuficiência de caixa nas empresas. E isso não significa, necessariamente, que o negócio não é lucrativo. Muitas vezes, pode ser apenas um desequilíbrio entre o giro de contas a receber (GCR) e o prazo médio de pagamento (PMP). Por exemplo, suponha que sua empresa recebe as suas vendas em um prazo médio de 35 dias e que suas obrigações, em média, vencem em 28 dias. Neste caso, certamente você possui um problema de fluxo de caixa.

Uma forma de equilibrar suas contas é negociar prazos maiores com fornecedores, para aumentar o seu PMP. No entanto, nem sempre isso é possível. Vale lembrar que obrigações como folha de pagamento e impostos são impostergáveis.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis pode ser a solução mais adequada. Mas, como isso funciona?

Em geral, todos os grandes bancos oferecem esse tipo de transação. Muitas administradoras de cartão de crédito também. No entanto, vale a pena pesquisar as condições oferecidas por cada uma das instituições para escolher a opção mais vantajosa para o seu negócio.

Em suma, nesse tipo de transação você transfere a titularidade de parte de seus recebíveis para a instituição financeira. Ela, por sua vez, disponibiliza, no ato da transação ou em poucos dias, o valor dos títulos antecipados, descontada a remuneração.

Antecipação ou empréstimo?

Muitas pessoas confundem antecipação de recebíveis com empréstimo. Isso, porque, é comum que títulos a receber sejam oferecidos como garantias de empréstimo. No entanto, essas transações possuem importantes diferenças.

Ao realizar a antecipação de recebíveis, a empresa transfere a titularidade dos recebíveis para a instituição financeira. Isso significa que, no ato da transação a empresa quita suas obrigações.

Dessa forma, quando os clientes efetuarem o pagamento, os valores dos títulos negociados serão creditados diretamente para o banco ou instituição financeira.

Já nas transações empréstimo, as empresas contraem uma obrigação futura. Neste caso, se houver títulos dados em garantia, eles só serão de propriedade do banco caso não haja pagamento da dívida na data acordada.

Vantagens da antecipação de recebíveis

Uma das principais vantagens da antecipação é que a empresa pode resolver problemas de liquidez rapidamente. Mas não é apenas isso.

Geralmente, para esse tipo de transação os bancos e instituições financeiras oferecem taxas de juros muito menores que a de um empréstimo, por exemplo, visto que os riscos de inadimplência são menores.

Mas isso nem sempre acontece. Por isso, antes de realizar a antecipação de recebíveis, sua empresa deve consultar as taxas de diferentes bancos e instituições aptas para realizar esse tipo de transação. Também é importante verificar outros tipos de crédito, para escolher aquele que for mais vantajoso para seu negócio.

Quando recorrer à antecipação de recebíveis

Basicamente, este tipo de transação deve ser considerada quando a empresa identificar que não possui capital de giro suficiente. Por isso, é muito importante elaborar um fluxo de caixa e atualizá-lo diariamente. Assim, você poderá identificar insuficiências de caixa com certa antecedência e terá tempo para avaliar as opções disponíveis e escolher a mais vantajosa.

O que é preciso para realizar a antecipação de recebíveis

Aqui, o mais importante é que você tenha um controle preciso de suas vendas e, consequentemente, de seus recebíveis. É preciso saber, exatamente, a data de vencimento de cada título e duplicata, para que o banco ou instituição financeira saiba quando o valor será pago e, assim, efetuar os cálculos da taxa de juros corretamente.

Por isso, é de suma importância que a sua empresa possua um sistema integrado de gestão de vendas e contas a receber. Com ele, você poderá implementar controles rigorosos para garantir a perfeita gestão dos recebíveis.

Esse tipo de controle também é essencial para a elaboração do fluxo de caixa eficiente. Somente com informações corretas e precisas é possível identificar problemas de liquidez e, assim, encontrar as soluções de forma antecipada para a perfeita condução dos negócios.

Voltar para lista

Posts Relacionados