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Como fotografar os seus produtos

Para obter boas fotografias de produtos é necessária uma sessão fotográfica de sucesso. Mas para isso não é preciso ser fotógrafo profissional nem ter acesso a um estúdio fotográfico. Pode criar um estúdio caseiro para fotografar produtos, ou tirar excelentes com estas dicas e ferramentas.

1. Prepare-se para a sessão fotográfica

Quer seja um fotógrafo experiente que pretende otimizar o processo ou um novato ao dar os primeiros passos, estas dicas vão ajudá-lo a tirar o melhor proveito das suas fotografias. Siga estas práticas para planejar uma sessão de sucesso.

Faça uma lista de fotografias

Antes de começar, pense nos diferentes aspectos dos produtos que está tentando destacar e na melhor forma de captura. Isto irá ajudá-lo a planejar a ordem das fotografias (por exemplo, capturar todos os grandes planos de detalhes antes de mudar de lente para fotografar o produto à distância) e a determinar o equipamento específico de que irá necessitar para a sua sessão.

Fotografe em lotes

As sessões fotográficas são demoradas e trabalhosas, mas pode poupar tempo e ganhar consistência se fotografar vários produtos de uma só vez. Agende tempo para a fotografia e anote a data, hora, clima e condições de iluminação de cada vez que fotografar, para poder replicar essas mesmas condições na sessão fotográfica seguinte.

Reúna os materiais

Quando planejar uma sessão fotográfica, reúna todo o equipamento de que possa precisar. Os materiais específicos podem variar dependendo do local onde vai fotografar, mas esta lista é um bom começo.

Lista de verificação para sessões fotográficas

Essencial

  • Máquina fotográfica ou smartphone
  • Mesa ou superfície rígida para fotografar
  • Luz natural ou artificial (luzes, caixa de luz)
  • Fundo
  • Tripé

Recomendado

  • Cabo do obturador
  • Refletores de luz
  • Adereços
  • Clipes para fixar o fundo
  • Lentes da máquina fotográfica, incluindo uma lente macro (para artigos pequenos ou detalhes)
  • Reforços: pilhas extra para a máquina fotográfica, cartões de memória, carregadores da máquina fotográfica, carregadores portáteis para telefones (para sessões fotográficas com smartphone)

2. Escolha o fundo

Fotografar os produtos contra fundos simples e despojados concentra a atenção do comprador no seu produto, não no que o rodeia. Opte por um fundo que favoreça e dê destaque ao seu produto sem distrair. Entre os fundos bons e de fácil acesso contam-se rolos contínuos (ou folhas grandes) de papel ou tecido suave, ou uma parede em cores claras. Em caso de dúvida opte por um fundo com cor neutra, como branco ou cinzento. Tirar as fotografias contra um número reduzido e consistente de fundos ajuda a criar um visual coeso para a marca e para a loja.

Utilizar um fundo contínuo

Para conseguir um fundo suave e despojado, pendure um rolo de papel contínuo por trás do seu produto, prendendo-o à parede, a um pedaço de cartão ou a uma estrutura de fundo. Em seguida, desenrole-o ou disponha-o suavemente pela parede, colocando o papel sobre a superfície onde pretende colocar o produto (por exemplo, uma mesa, ou o chão se tratar de um objeto grande). Coloque um peso sobre o material em baixo, mas tenha cuidado quando manusear o material do fundo para não se machucar. Deixe uma ligeira curva no material e, ao posicionar o produto, coloque-o alguns centímetros à frente onde o fundo faz a curva. Tenha fita, cola e clipes à mão para prender e ajustar o fundo contínuo.

Utilizar fundos do exterior

Os cenários externos podem ser ideais para transmitir o contexto dos seus produtos através de fotos de estilo de vida. Por exemplo, se vender mochilas pode transmitir a utilidade do seu produto e ajudar os compradores a imaginar-se a utilizá-lo se fotografar um modelo a dar uma caminhada com uma mochila. (Também pode transmitir sutilmente a mensagem de que a mochila os torna mais aventureiros.) Tente misturar fundos do exterior que contextualizem os seus produtos com algumas fotos de estúdio, para que os compradores reúnam as informações essenciais de que necessitam sobre os produtos.

3. Ilumine a fotografia

Uma boa iluminação é essencial para uma boa fotografia. Numa foto bem iluminada os compradores veem os detalhes e as cores dos seus produtos com maior precisão. Quando iluminar os seus produtos, o segredo é evitar luzes fortes, quer seja a luz do sol direta, uma lâmpada fluorescente forte no interior ou o flash da máquina fotográfica.

Utilizar luz natural

 

Não tem equipamento de iluminação? Com a luz do sol e alguns truques conseguirá belas fotos:

Luz difusa: para evitar sombras escuras, utilize luz do sol indireta. Se estiver fotografando no exterior, espere por um dia nublado. A luz do sol forte pode criar sombras indesejadas. Pode também evitar a luz direta do sol fotografando à sombra e nas horas em que o sol não está tão forte. Ao tirar fotografias no interior com luz natural, tente posicionar os seus produtos a alguma distância de uma janela e escolha uma altura do dia em que a luz seja abundante mas não incida diretamente sobre o seu produto (a luz muito forte pode ‘esconder’ os detalhes). Se a luz continuar muito forte, tente pendurar um lençol branco e fino na janela para que a luz fique mais difusa e crie um brilho suave.

Utilize placas de ressalto: em dias nublados pode utilizar uma placa de ressalto para refletir a luz para o seu produto. É possível fazer facilmente placas de ressalto caseiras (também chamadas refletores) com cartão branco ou um pedaço de cartão coberto de folha de alumínio. Usar roupa branca ao tirar fotografias também pode ajudar a refletir a luz para o seu produto.

Não misture a luz: para obter os melhores resultados, evite misturar luz natural e luz artificial, porque têm tons de cores diferentes.

Utilizar luz artificial

Fototically for product promotion

 

De certa forma é mais fácil trabalhar com luz artificial, uma vez que é possível controlá-la. Leia estas dicas para trabalhar com os diversos tipos de luz artificial disponíveis.

Invista em lâmpadas com suporte: Regra geral, as lâmpadas de teto em sua casa não produzem luz suficiente para iluminar bem o seu produto e a utilização de um só foco pode criar sombras pouco satisfatórias. Para obter os melhores resultados, tente configurar duas ou três lâmpadas com suporte de difusão (luzes artificiais com um tecido transparente para difusão) para iluminar os seus produtos de ambos os lados e por cima. A iluminação de cima e dos dois lados ajuda a reduzir as sombras. Trata-se essencialmente de lâmpadas de estúdio em suportes que podem mover-se de um lado para o outro para iluminar o seu produto.

Utilize uma tenda ou caixa de luz para artigos pequenos: Se fotografar artigos pequenos pode optar por um destes mini-estúdios que filtram a luz. Uma caixa de luz (com paredes sólidas) ou tenda de luz (com paredes de tecido) podendo otimizar o seu processo com uma fonte de luz e um fundo consistentes.

Tenha cuidado com o flash: Embora não recomendemos a utilização do flash incorporado da máquina fotográfica (uma vez que o flash se encontra junto à lente, utilizá-lo pode resultar em imagens indecisas e desinteressantes), pode utilizar um flash externo ou um Speedlight juntamente com um DSLR ou máquina fotográfica sem espelho para melhores resultados. Um modelo controlado por rádio que pode ser movido à volta do seu objeto dará mais controle sobre a direção da luz. Um difusor de flash também ajuda a dispersar a luz do flash,  removendo assim as sombras profundas.

4. Mantenha as suas fotografias estáveis

 

É muito importante que as fotografias de produtos sejam nítidas, porque a nitidez dá mais confiança aos compradores no momento da aquisição. Utilize estas dicas para obter fotografias nítidas.

Fixe a máquina fotográfica

Para tirar fotografias nítidas aos seus produtos é necessária uma máquina fotográfica estável. Se segurar na máquina com as mãos, provavelmente irá mover ligeiramente a máquina enquanto fotografa e as fotografias ficam tremidas. Estabilize a máquina fotográfica colocando-a num tripé ou sobre uma superfície sólida, como uma pilha estável de livros. Qualquer superfície dura oferece estabilidade, mas um tripé facilita o ajuste do ângulo da câmera.

Utilize a focagem automática

Controle manualmente a exposição, mas deixe o trabalho de focagem com a máquina fotográfica. A maior parte das máquinas fotográficas que lhe permitem selecionar um ponto de focagem automática conseguem focar os objetos com maior precisão do que um utilizador ao ajustar a lente manualmente. Se notar que as fotografias estão tremidas, certifique-se de que tem a função de focagem automática da máquina ligada. É um pormenor que pode fazer uma grande diferença na qualidade das fotos.

Utilize o equipamento certo

Se as fotos continuam tremidas, a pressão do botão do obturador da máquina pode estar a criar movimentos que afetem a focagem. Pode evitar esses movimentos se utilizar um cabo do obturador. Se tiver dificuldade em focar grandes planos, tente utilizar uma lente macro. Estas lentes têm um estabilizador de imagem incorporado que o ajuda a capturar imagens mais estáveis.

4. Enquadre a fotografia

Enquadrar Fotografia

 

A composição da fotografia reduz a necessidade de edição posterior. Em vez de fotografar o produto de qualquer maneira, planeje cada fotografia olhando pelo visor e enquadrando a cena.

Utilize a regra dos terços

Determine como pretende posicionar a imagem. Pretende fotografar o produto na vertical ou na horizontal? Pretende fotografar de perto ou de longe? Considere a direção em que pretende abordar o produto. Onde pretende colocar o produto na moldura? Pode orientar-se pela “regra dos terços”: imagine que divide a moldura em nove partes traçando duas linhas invisíveis em cada direção. Foram feitas pesquisas que indicam que o olho é naturalmente atraído para as interseções destas linhas invisíveis, colocando os produtos nestas zonas pode ajudar a atrair a atenção dos compradores para os mesmos. Coloque o produto de forma a que fique centrado num dos pontos onde as linhas se cruzam.

Elimine potenciais distrações

Tenha consciência de todos os objetos que aparecem na moldura e componha a fotografia de forma a incluir apenas elementos visuais que ajudem a destacar o seu produto. Por exemplo, quando fotografar no exterior, num parque, certifique-se de que a área está desimpedida, para evitar fotografar outras pessoas ou objetos. Quando fotografar no interior, tenha em atenção o ruído visual, como ombreiras de portas e sacos de roupa. Quando capturar grandes planos do seu produto, pode também capturar detalhes indesejados como cotão, dedadas ou poeira. Dedique-se à limpeza e arrumação da área onde vai fotografar. Quando mais deliberada for cada opção e detalhe, melhores os resultados finais.

5. Teste o cenário

Antes de tirar fotos em demasia, tire algumas fotos para testar a iluminação, os adereços e a composição. Uma vez que pode ser fácil não prestar atenção a detalhes no pequeno visor da máquina fotográfica, veja algumas das fotografias num monitor de maiores dimensões. Embora este passo extra consuma algum tempo, irá poupar bastante tempo se verificar mais uma vez se os seus produtos ficaram bem. É mais fácil corrigir problemas com a iluminação ou composição durante a sessão fotográfica do que tentar compor a iluminação, corrigir fotos tremidas e cortar adereços excessivos posteriormente.

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