Branding e Marketing, Lojas Online

Como receber avaliações com 5 estrelas

Avaliações fantásticas permitem aos compradores que visitam a sua loja saber que já conta com imensos clientes satisfeitos, o que lhes inspira confiança no momento de decidir se fazem uma compra. Além disso, os compradores que deixam uma classificação de 5 estrelas são mais suscetíveis de voltar a comprar na mesma loja do que os compradores que deixam classificações mais baixas.

Avaliações positivas são um elemento fundamental para gerar recorrência e atrair novos clientes, além de saberem mais facilmente que tem um histórico comprovado de oferta de uma excelente experiência de cliente.

Analisando as avaliações existentes, verificamos quais as palavras que os clientes utilizam para descrever os produtos e a sua experiência. E, tal como seria de esperar, muitos dos utilizadores referem que “adoram” os produtos que compraram e que os consideram “perfeitos”. Quando os clientes relatam a sua experiência de compra, nas suas avaliações, referem, por norma, três fatores importantes:

  • Qualidade: o produto que receberam correspondeu ou superou as expectativas. Os produtos eram os que tinham idealizado, o tamanho era o anunciado e a qualidade era extraordinária.
  • Apoio ao cliente: os compradores referem o excelente apoio ao cliente desde o pré até o pós venda.
  • Envio: Os compradores querem ter a certeza de que as suas encomendas chegarão na data prevista. É frequente os clientes se referirem o envio ou a entrega nas suas avaliações.

Tendo como base a nossa análise, apresentamos-lhe algumas estratégias a implementar na sua loja que poderão auxiliar a obter avaliações positivas.

Utilizar a descrição dos anúncios para responder às perguntas dos clientes

A descrição dos anúncios permite-lhe conhecer a sua personalidade e destacar os aspectos que tornam os seus produtos únicos. Porém, deve também incluir todas as especificações necessárias para que os clientes saibam ao certo aquilo que estão comprando. Certifique-se de incluir:

  • medidas detalhadas para que os clientes saibam que o produto será o ideal para si ou para o seu espaço;
  • uma descrição dos materiais utilizados;
  • informação adicional acerca do que a sua compra contempla ou não;
  • características adicionais que podem ser do interesse dos clientes.

Mostrar todos os lados dos produtos

As fotografias dos produtos podem também ajudar a fornecer aos clientes a informação de que os mesmos necessitam. A presença de adereços nas fotografias ajuda a evidenciar o tamanho e as dimensões dos produtos e os grandes planos dos mesmos ajudam os clientes a apreenderem as suas texturas.

Política de devolução clara

Uma política de devolução clara permite aos potenciais compradores terem uma noção do tipo de apoio ao cliente que prestará. É uma forma simples de dizer “estou aqui para ajudar”. Uma boa política também podem ajudar a incentivar avaliações positivas definindo expetativas claras junto dos compradores.

Responder às mensagens de modo rápido

Os clientes que têm questões acerca dos seus produtos pretendem receber respostas imediatas. Com efeito, os vendedores que respondem às mensagens no prazo de 24 horas têm cinco vezes mais probabilidades de fazer uma venda do que vendedores com tempos de resposta mais demorados.

Reserve, diariamente, algum tempo para responder a perguntas.

Pretende responder ainda mais rapidamente? As respostas guardadas permitem-lhe guardar pequenos trechos de texto que poderá utilizar em mensagens futuras de forma a perder menos tempo a escrever respostas similares.

Informar aos clientes da data de entrega dos produtos

É frequente os clientes referirem o prazo de envio nas suas avaliações. Mantenha-os satisfeitos, deixando, desde logo, bem claro aquilo com que poderão contar. Quando os clientes dispõem da informação de que precisam, ficam tranquilos, pois sabem que as suas encomendas chegarão na data em que necessitam delas.

Incluir informação sobre o acompanhamento, quando marca um produto como enviado, permite aos clientes acompanharem as suas encomendas, uma vez que podem acessar ao seu e-mail, sempre que quiserem, para verem o local exato onde as mesmas se encontram.

Enviar as encomendas na data prevista

Envie sempre as encomendas na data prevista. Os clientes são mais suscetíveis de voltar a comprar a um vendedor que envie as encomendas dentro do prazo do que a vendedores que enviam com atraso.

Surpreender e encantar com amabilidade

Nós criamos uma experiência diferente, pois as compras efetuadas apoiam empreendedores, ou seja, apoiam-no a si! Mostre aos clientes quão grato está pela sua preferência com recurso a um bilhete de agradecimento escrito à mão e a uma embalagem bonita.

Esses pequenos gestos farão os compradores sorrirem e poderão influenciar positivamente as suas avaliações.

Enviar um cupom de agradecimento

Agradecer é uma forma agradável de dar por concluída a experiência dos clientes e de fazer com que, da próxima vez que precisem de um produto fantástico, tenham como primeira escolha a sua loja.

Crie um cupom de agradecimento e envie automaticamente aos seus clientes, após efetuado o pagamento da sua encomenda, um e-mail com um código do cupom. É um gesto especial que os pode levar a deixar uma avaliação fantástica e a efetuar outra compra em um futuro próximo.

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