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Compreender o desempenho do marketing

Ao dar os primeiros passos no marketing, pode ser difícil saber o que constitui um retorno de uma campanha “bem-sucedida”. Os resultados do marketing serão diferentes para todas as pessoas e dependem de uma variedade de fatores, incluindo a qualidade do anúncio, o orçamento da campanha (Se necessário) e a sazonalidade. Porém, compreender as métricas fundamentais que deve acompanhar, juntamente com as referências de desempenho da indústria, pode fornecer pontos de orientação úteis para perceber a eficácia da sua própria campanha de marketing.

Abaixo, vai encontrar uma descrição geral dos termos e das métricas de marketing padrão, bem como recomendações para avaliar os resultados da sua campanha.

Termos comuns de marketing

Compreender estes termos fundamentais vai ajudá-lo a traduzir o desempenho da sua campanha em conhecimentos práticos.

Taxa de cliques: relação entre visualizações e cliques

Taxa de conversão: relação entre visitas e encomendas concluídas

Custo por clique (CPC): Com o modelo de marketing de custo por clique, paga com base na quantidade de pessoas que clicam no seu anúncio. Para calcular o seu CPC de um anúncio, divida o orçamento gasto para o anúncio pelo número de cliques que este recebeu.

Retorno das despesas de publicidade (ROAS): Quantos reais de receita foram gerados por cada real que gastou em marketing? Se o ROAS de um anúncio estiver dentro da referência ou acima desta, é um bom indicativo que o seu anúncio está a ter um bom desempenho e permanece rentável. Para calcular o ROAS de um anúncio ou de uma campanha, divida o lucro gerado pelo orçamento gasto em marketing.

Analisar os seus dados de desempenho

Recomendamos que deixe a sua campanha decorrer durante cerca de 30 dias antes de começar a efetuar ajustes com base nos resultados. É importante deixar que os seus anúncios sejam apresentados ao longo do tempo para que a ferramenta de otimização possa aprender de que forma é que os utilizadores interagem com os seus anúncios, informando oportunidades mais inteligentes para apresentar os seus anúncios promovidos aos utilizadores. Também vai querer estar atento às tendências sazonais à medida que armazena dados ano após ano. Considerando em retrospectiva, o funil de marketing pode ajudar enquadrar os seus dados de desempenho, uma vez que estão relacionados com as três fases principais do funil: notoriedade, interesse e conseguir vender.

1. Que anúncios tem mais visualizações?

Se um anúncio tiver muitas visualizações, isso provavelmente significa que as suas etiquetas (#), os seus títulos e a utilização de atributos relevantes estão ajudando este a surgir nas pesquisas relevantes. Quanto mais visualizações recebem os seus anúncios, maior se torna a notoriedade da sua marca.

Recomendações: se as suas visualizações forem baixas, analise novamente as suas etiquetas (#) e os seus títulos. Consulte as estatísticas da loja para ver que termos de pesquisa estão trazendo o tráfego mais orgânico para os produtos que está fazendo o marketing e certifique-se de que os adicionou aos títulos e às etiquetas (#) dos anúncios.

2. Que anúncios estão recebendo mais cliques?

Se um anúncio estiver recebendo muitos cliques, é provável que os compradores estejam considerando a fotografia, o título e o preço apelativo, o que é muito bom. Os cliques demonstram o interesse e a consideração dos potenciais clientes.

Recomendações: poucos cliques pode significar que a imagem utilizada e o título do anúncio precisam de ser trabalhados ou que o seu preço não parece ser competitivo no mercado. Os compradores estão vendo o seu produto, mas passam por ele sem parar. A imagem que utiliza como miniatura deve transmitir de forma clara e imediata o que é o produto e mostrá-lo de uma maneira adequada. Adicionalmente, inclua sempre as suas palavras-chave mais fortes e descritivas no início do título para que os clientes possam compreender rapidamente o que está sendo vendido.

3. Fez alguma venda com os seus anúncios?

Se sim, parabéns! Tal significa que os seus anúncios estão funcionando e está começando a aprender quais os anúncios que mais atraem os compradores.

Recomendações: Algum dos seus anúncios está recebendo imensas visualizações e cliques, mas nenhuma delas vende? Tal pode ser um sinal de que algo está impedindo os compradores de realizarem a compra, como um preço de envio alto ou não ter fotografias suficientes no anúncio. Deve considerar ajustar o seu anúncio para aumentar as suas hipóteses de fazer uma venda.

Se os compradores estão clicando, mas não estão comprando, isso pode dever-se a alguns fatores. Podem não estar recebendo informações suficientes sobre o produto. Está a utilizar as 10 fotografias disponíveis para mostrar ao cliente detalhes importantes sobre o produto? Outra potencial barreira pode ser os seus preços de envio, são razoáveis? Pense também no gênero de sinais de confiança que está enviando. Os compradores sentem-se confiantes em fazer uma compra consigo? Acrescentar fotos suas, contar a sua história na apresentação e preencher detalhadamente as suas Políticas da loja mostra aos potenciais compradores que existe uma pessoa real gerindo a sua loja.

Explorar ajustes adicionais

Além das atualizações ao nível dos anúncios, pode decidir experimentar estratégias diferentes para promover parte do inventário da sua loja.

  • Concentrar-se no seu orçamento: pare de gastar dinheiro nos produtos que não estão a ter um bom desempenho e aposte nos anúncios que estão a gerar mais visualizações e vendas.
  • Promover novos produtos: se houver outros anúncios que tem interesse em testar (uma nova e entusiasmante linha de produtos, por exemplo), pode utilizar o orçamento que estava a gastar nos anúncios que não estavam exatamente a bater recordes e atribuí-lo ao marketing de novos anúncios para ver qual a melhor resposta dos compradores.

Monitorar e ajustar em conformidade

Continue a consultar a sua campanha e, sempre que fizer um ajuste, reserve algum tempo para recolher dados antes de fazer mais alterações. Recomendamos que aguarde cerca de 1 mês antes de realizar qualquer ajuste significativo, para que a sua nova campanha tenha tempo de ser otimizada / ajustada.

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