Imagem de Produto, Lojas Online

Escolher a sua câmera e equipamento

Não sabe que equipamento utilizar para obter as melhores imagens? Aqui, aprenderá os prós e os contras de utilizar diferentes câmeras, bem como outros acessórios que podem ajudar a melhorar as fotografias dos seus produtos. Aproveite para criar uma configuração de fotografia para o seu negócio que melhor se adapte aos seus artigos, fluxo de trabalho e orçamento.

Câmeras fotográficas digitais

Estes são os quatro principais tipos de câmeras que encontrará quando fizer compras, embora haja muitas sobreposições entre as características disponíveis nestes modelos.

Câmeras de smartphone

Nos últimos anos, as câmeras de smartphone têm vindo a ficar cada vez melhores. Com prática, boa iluminação e uma instalação fotográfica ponderada, pode tirar boas fotografias de produtos a partir do seu dispositivo móvel.

Prós: os smartphones são pequenos e fáceis de transportar. Também podem constituir uma economia de tempo. Se ainda não possui uma câmera, a utilização do seu smartphone também pode ser uma escolha econômica.

Contras: as câmeras dos celulares têm limitações quando se trata de definições manuais, lentes e adaptação a ambientes com pouca luz. A resolução do seu celular não é tão alta como as câmeras topo de gama. Além disso, o zoom com uma câmera de celular obtém normalmente resultados de baixa qualidade. Ao contrário das câmeras que utilizam uma lente para se aproximar do objeto (zoom ótico), um celular amplia e colhe a partir do centro da imagem, reduzindo a resolução (zoom digital).

Câmeras compactas (ou de apontar e disparar)

Estas câmeras vêm numa gama de estilos e têm definições totalmente automáticas ou opções limitadas para definições manuais.

Prós: portáteis e simples de utilizar, as câmeras compactas têm mais modos automáticos e definições incorporadas (chamadas “predefinições”) do que as câmeras de smartphone e são mais acessíveis do que as câmeras topo de gama. Familiarizar-se com as predefinições também pode ser uma boa maneira de os principiantes se sentirem confortáveis com uma câmera antes de investirem em uma câmera mais cara. Uma câmera compacta com pelo menos 10 megapixels e uma macro configuração é uma ótima forma de capturar imagens de qualidade e detalhadas que se podem cortar e editar.

Contras: os modos automáticos prevalecentes nestas câmeras significam que tem menos controle sobre os disparos do que teria com as definições manuais. Os flashes integrados nestas câmeras não funcionam bem para a fotografia de produtos, porque o flash está localizado junto à lente. (O flash brilha paralelamente à lente, resultando em imagens planas e sem brilho, especialmente em ambientes de fraca luminosidade).

 

Câmeras DSLR

As câmeras digitais de reflexo de lente única (DSLR) têm lentes permutáveis e opções máximas para ajustes manuais. A mecânica destas câmeras digitais topo de gama é diferente da de uma câmera compacta ou de um smartphone. Para tirar uma fotografia com uma câmera DSLR, a luz passa através da lente para um espelho que reflete a imagem no visor para que se possa pré-visualizar a fotografia. Quando se prime o botão para tirar uma fotografia, o espelho vira-se para cima, o obturador abre-se e a luz atinge o sensor, capturando a imagem.

Prós: estas câmeras de qualidade profissional são muito versáteis. Os controles manuais e as opções de lentes e acessórios para câmeras são vastos e variados, tornando fácil a utilização destas câmeras em muitas situações diferentes, nomeadamente em condições de pouca luz. Com sensores de imagem maiores que absorvem mais luz e permitem tamanhos de pixel maiores, estas câmeras produzem geralmente imagens mais nítidas e de maior qualidade.

Contras: podem ser caras. Além disso, o seu tamanho mais volumoso torna-os mais difíceis de transportar. Para um fotógrafo principiante, pode haver uma curva de aprendizagem ao familiarizar-se com as definições manuais para tirar o máximo partido destas câmeras.

 

Câmeras de sistema sem espelho

Como as câmeras compactas de apontar e disparar e câmeras de smartphones, estas câmeras não utilizam um espelho para capturar a imagem. Em vez disso, a luz viaja através da lente diretamente para o sensor de imagem, que retransmite a imagem para o ecrã posterior ou visor eletrônico (EVF).

Prós: uma vez que estas câmeras não precisam de alojar um espelho e um prisma, como as câmeras DSLR, são mais leves e mais compactas. Têm mais capacidades manuais do que uma câmera DSLR e funções semelhantes às de uma câmera DSLR, com lentes permutáveis e uma grande variedade de ajustes manuais. Para um principiante, estas câmeras são um pouco menos complexas de navegar do que uma DSLR.

Contras: estas câmeras podem ser caras, especialmente quando comparadas com smartphones e câmeras compactas. Em comparação com as câmeras DSLR, há menos opções para lentes e acessórios para câmeras sem espelho. Se estiver a comprar este tipo de câmera em segunda mão, tenha cuidado: os modelos mais antigos têm tempos de focagem automática mais lentos (essenciais para disparos de ação) e sensores de imagem mais pequenos que captam menos luz (o que pode reduzir a qualidade da imagem).

Objetivas

As lentes da câmera podem ajudá-lo a obter uma imagem nítida e de grande plano do seu produto. Ao comprar uma lente, não se esqueça de considerar a sua “distância mínima de focagem”, a distância mais curta em que a lente pode focar. Uma lente macro especializada (disponível para smartphones e qualquer câmera que possa usar lentes permutáveis) pode ajudar a sua câmera a focar quando está perto de um objeto, permitindo-lhe captar trabalho de detalhe minucioso nos seus produtos.

Tripés

Essenciais para captar um disparo constante, estão disponíveis tripés para todos os tipos de câmeras, incluindo smartphones. Um tripé com pernas extensíveis é melhor para que possa ajustar facilmente a altura e o ângulo da sua câmera.

Comandos e disparadores de câmera

Basta premir o botão de disparo do obturador com o dedo para provocar um ligeiro movimento da câmera. Adicionar um controlo remoto ou libertação de cabos à sua configuração ajuda a eliminar esta vibração da câmera. Estas ferramentas são também úteis quando se fotografa a si próprio a modelar peças de vestuário ou acessórios. (Pode usar a função de auto temporizador para um efeito semelhante). A sua câmera ficará perfeitamente imóvel durante a exposição, resultando em fotografias mais nítidas.

Panos de fundo contínuos

Também chamado “sweep”, estes panos de fundo são compostos por uma longa folha de papel ou tecido sem rugas que flui da parede para o chão, numa curva sem vincos. Como não há rugas, o fundo é contínuo e ajuda os produtos a sobressair. São muitas vezes necessários clipes, pinos, fita adesiva ou placas de espuma para manter o seu pano de fundo e os seus produtos no lugar.

Ferramentas de iluminação

Uma boa iluminação dá vida aos seus produtos e valoriza as melhores características dos seus artigos.

Cartões de reflexo ou refletores: pode usar um cartão de reflexo ou um refletor para refletir luz no seu produto. (Estes termos são frequentemente utilizados para designar a mesma coisa, embora um cartão de reflexo seja por vezes ligado a um flash e um refletor seja normalmente de mão). Os cartões de reflexo podem ser facilmente feitos à mão a partir de cartazes brancos ou de um pedaço de papelão revestido de folha de alumínio. Usar roupa branca ao tirar fotografias também pode ajudar a refletir a luz de volta para o que está a fotografar.

Luzes softbox: especialmente útil para iluminar artigos maiores, um conjunto de três luzes softbox (luzes artificiais que são difundidas por um tecido translúcido) pode iluminar os seus produtos a partir dos lados e por cima, o que reduz as sombras indesejáveis. Estas luzes são por vezes referidas como um “kit de iluminação contínua softbox”.

Montagem de fotografia de Cynthia Treen

Caixas de luz e tendas de luz: para artigos mais pequenos, uma caixa de luz (com paredes sólidas) ou uma tenda de luz (com paredes de tecido) pode racionalizar o seu processo com um pano de fundo consistente e uma fonte de luz. Pode comprar caixas de luz prontas ou fazer a sua própria caixa de luz de fotografia, descrito no capítulo seguinte.

Flashes externos: os pequenos flashes incorporados nas câmeras digitais causam sombras desagradáveis e pontos quentes. Um flash externo ou Speedlight emparelhado com uma câmera DSLR ou sem espelho pode ajudar a resolver esta questão. Um modelo controlado por rádio que pode ser movido à volta do seu objeto dá-lhe mais controlo sobre a direção da luz.

Difusores de flash: um difusor de flash dispersa a luz do flash, tornando-o menos duro e removendo as sombras profundas. Existem formas diferentes: tampas de difusão de plástico e cúpulas e também mini softboxes que se fixam à sua câmera.

Voltar para lista